A arquitetura dos centros culturais no México ganhou relevância nos últimos anos, onde existe um interesse latente em proporcionar espaços recreativos e educacionais, fazendo destas estrutura verdadeiros marcos urbanos que atraem visitantes de todo o país ano após ano.
O programa arquitetônico desses edifícios frequentemente conta com bibliotecas, espaços de oficinas, salas de exposições, teatros, salas de concertos, auditórios, academias e espaços ao ar livre. Dessa forma, os centros culturais, sociais e comunitários buscam a integração e bem-estar das comunidades onde estão inseridos, em diferentes escalas.
Com efeito, as atividades sociais fundamentais que ocorrem nesses centros despertaram o interesse de arquitetos e urbanistas que, através de diferentes exemplos em todo o México, exploram diferentes possibilidades em termos de programas, formas e materiais, resultando em espaços que se conectam com o entorno. Conheça alguns destes projetos, a seguir.
Cita: Arellano, Mónica. "Centros culturais e comunitários: 12 projetos mexicanos que se conectam com seu entorno" [Centros Culturales y Comunitarios: 12 ejemplos en México que conectan con su entorno] 18 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928470/centros-culturais-e-comunitarios-12-projetos-mexicanos-que-se-conectam-com-seu-entorno> ISSN 0719-8906